Carreira e Marketing Pessoal

Como ter sucesso e empregabilidade na área de administração?

Edileuza Alves
Escrito por Edileuza Alves em 1 de fevereiro de 2019
Como ter sucesso e empregabilidade na área de administração?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As oportunidades na área de administração que ninguém te contou e que irão impulsionar sua empregabilidade em administração.

Há muitas formas de dar o pontapé inicial da carreira de administração que as faculdades não ensinam e ninguém te contou.

comparando faculdades
comparando faculdades

Atualmente, ter diploma superior do Curso de Administração passou a ser considerado uma obrigação e até mesmo o Excel Avançado e o inglês deixaram de ser diferencial, passando a ser essencial para qualquer vaga de emprego.

Ambos são requisitos mínimo em 90% das vagas para os cargos mais simples.

A realização de um curso de nível superior em si já indica a preocupação em melhorar a empregabilidade através do aprendizado acadêmico, e isso tem aumentado as chances de obtenção de emprego e renda, conforme divulgado no estudo O retorno da universidade, realizado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas.

O estudo em questão foi realizado com base na amostra do Censo Demográfico de XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2009, em que se considerou os 10% da população brasileira que foram entrevistados com maior profundidade na ocasião do censo.

Seu resultado foi divulgado através do Ranking de Retornos da Educação, onde se vê claramente os profissionais de maior graduação ocupando o topo do ranking, com redução gradual na colocação dos classificados, à medida em se reduz o grau de escolaridade, com aqueles que não possuem formação de nível superior ocupando as últimas posições.

Na prática o graduado em Administração tem todas as condições de atuar nas mais diversas áreas: recursos humanos, marketing, planejamento, finanças, logística e produção, desde que possuam conhecimentos e habilidades específicas, que não se consegue somente com o diploma da faculdade.

Veja aqui as principais áreas de atuação para quem cursou Administração.

Apesar nas inúmeras áreas de atuação disponíveis na carreira de Administração, os Administradores também sentem a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, principalmente os recém-formados, pois muitas vezes além da falta de maturidade, justificada até mesmo pela pouca idade, falta outros requisitos como experiência ou vivência profissional e capacitação para as diversas tecnologias que surgem todos os dias.

Mas apesar disso, neste cenário complexo é possível ao recém formado buscar alternativas, que garantam sua inclusão no mercado de trabalho, em postos condizentes com sua formação e seu projeto de carreira profissional.

Por isso listaremos aqui ações podem ser destacadas para melhorar os resultados e a empregabilidade de quem está em busca de vagas na área administrativa:

Concursos Públicos para ADMINISTRADORES

Os concursos públicos para administradores abrem um grande leque na área de administração para quem busca altos salários, segurança e estabilidade atuando na área administrativa.

Por outro lado, exige um alto grau de dedicação aos estudos na área de administração, e muitas vezes de forma exclusiva e com grandes privações – que valem muito a pena.

 

 

As provas testam os conhecimentos dos candidatos de forma rígida, a fim de selecionar os mais bem preparados para exercício do cargo em disputa.

A grande procura pelas vagas na área administrativa disponibilizadas por órgãos públicos levou ao surgimento de inúmeros cursos preparatórios (online ou presenciais) dirigidos a aprovação de administradores em concursos, que podem auxiliar o candidato a se preparar para a prova.

Aquele que optar por estudar sozinho para concursos na área de administração pode encontrar auxílio em diversos sites de preparatórios na web, onde além da divulgação dos concursos em andamento existem provas e gabaritos de concursos anteriores.

Para saber quais concursos estão abertos na área administrativa em todo Brasil, acesse aqui.

Administrar um Negócio Familiar

O negócio familiar segue os preceitos do negócio próprio para o sucesso, com a diferença de que o Administrador em empresa familiar será possivelmente um sucessor a ser desenvolvido dentro da empresa familiar e terá que ser hábil para vender suas novas idéias ao atual comandante do negócio.

A profissionalização da gestão de empresas familiares aumenta as chances de sucesso, porém é preciso conciliar diferentes aspectos para que dê certo, como diz Bethlem:

“A diferença de paradigmas aparentemente é significativa. Na família o relacionamento é baseado principalmente em aspectos afetivos; na empresa, embora não se elimine o afetivo, as palavras-chave são eficiência e eficácia, totalmente irrelevantes nos relacionamentos familiares. A dificuldade parece ser conseguir que empresa e família prosperem em paz” (BETHLEM, 2004, p. 135).

Processos de Trainee para Administradores

Os processos de trainee na área de administração são grande oportunidade de iniciar numa carreira em administração já em ritmo de ascensão pois esses podem proporcionar mais vivência com a carreira de administração.

Ao ser aprovado num processo de trainee o Administrador o vivenciará a rotina de diversos setores e se tornará apto a assumir funções gerenciais em curto tempo.

Não por acaso, são disputadíssimos e dificílimos, ofertados em sua maiorias por empresas de grande porte.

Além disso, idiomas e conhecimentos avançados em tecnologia são exigidos na maioria dos processos seletivos, o que já funciona como um filtro nos perfis profissionais.

Administradores como Empreendedores

Para auxiliar o sucesso de um negócio próprio o empresário dispõe de algumas organizações de apoio, tais como:

  • SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – Promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre empresas, organiza feiras e rodadas de negócios. Site: www.sebrae.com.br.
  • FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – possui uma incubadora para indústrias, que pode ser utilizada em projetos que atendam às exigências da instituição, sendo que tais informações estão disponíveis no site www.fiesp.com.br.
  • Rede Incubar – parceria de instituições como SEBRAE, CNPq e ANPROTEC (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que reúne 283 incubadoras espalhadas pelo país, cujo objetivo é oferecer um suporte adequado a novas empresas inovadoras, com cessão de espaço físico a um custo reduzido, serviços de acompanhamento, treinamento e capacitação, assessoria de marketing, jurídica, de registro de propriedade intelectual, atendimento ao cliente, dentre outras áreas. Site: www.redeincubar.anprotec.org.br.
  • Instituto Empreender Endeavor – entidade mantida por empresários, conta com 150 voluntários, entre empreendedores de sucesso, investidores e advogados, que auxiliam empreendedores inovadores facilitando o seu acesso à capital, à informação e suporte qualificados.

Atua a partir de programas abertos ao público em geral que incluem: programas educacionais, guias de consulta para o empreendedor, portal interativo, chats educacionais.

Possui ainda parcerias com investidores em potencial e universidades. Site: www.endevor.org.br.

ABF (Associação Brasileira de Franchinsing) – a entidade reúne centenas de empresas franqueadoras, nos mais diversos ramos de atividade, que oferecem knowhow e uma marca conhecida a quem deseja trabalhar em seu próprio negócio. Site: www.portaldofranchising.com.br

Veja aqui curso de Excel para empreendedores

Trabalhos Voluntários para Administradores

É importante também destacar as oportunidades de trabalho voluntário na área administrativa também, e há vários sites que oferecem essas oportunidades, que assim como o estágio, lhe darão a experiência requerida pelo mercado de trabalho.

Isso eu explico melhor nesse vídeo: acesse aqui para assistir

Empregabilidade e Colocação profissional


Mesmo empregos que exigem baixa qualificação não tem sido fáceis de conseguir, e os motivos são vários. Entre eles, o baixo índice de empregabilidade do profissional.

Empregabilidade significa a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. Outros motivos contribuem para a alta taxa de desemprego:

  • Profissionais não sabem pesquisar vagas;
  • Profissionais não sabem fazer currículo;
  • Profissionais não tem perfil no Linkedin e sites de empregos;
  • Profissionais não sabem como se comportar na entrevista;
  • Profissionais não dominam tecnologia como curso de Excel avançado;
  • Profissionais nunca fizeram curso de empregabilidade;
  • Profissionais sem qualificação em sem recursos financeiros para se reciclar ou se qualificar.
  • Não aceitam cargos de baixo nível hierárquicos com a ilusão de que conseguirão cargos altos mesmo sendo Administradores recém formados.
  • É importante entender que uma carreira é feita de degraus, Inicia-se em cargos de analista ou assistente e vai conquistando outros cargos de administração.

Para ajudá-los, na empregabilidade listamos 4 dicas:

  • Bolsas de estudos de ate 75% de desconto ou financiamento em todo o Brasil. Acesse aqui.
  • Curso de Excel com foco no que o mercado de trabalho exige. Acesse aqui
  • Curso de Empregabilidade. Acesse aqui
  • Grátis: modelos de currículos para Administradores. Acesse aqui.

Invista em você e seja protagonista de sua carreira.

Não desista de conquistar seu lugar no mercado de trabalho.

Te desejo muito sucesso !

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade