Curso tecnólogo em administração ou bacharelado em administração? Como decidir ?

Tempo de leitura: 6 minutos

Tecnólogo em administração ou bacharelado em administração? Quais as diferenças entre um curso de nível superior convencional e um curso de Tecnólogo? Quais fatores devo considerar na minha escolha?

Curso tecnólogo em administração ou bacharelado em administração? Como decidir ?

Os cursos tecnólogos são reconhecidos pelo MEC?

As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD).
Ambos possuem diploma de nível superior e podem ser registrados no conselho de classe, o CRA (conselho regional de administração).

Assim como a graduação tradicional (bacharelado e licenciatura), a graduação tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA.

Ao contrário do que muitos pensam, o Tecnólogo em Administração não é como o curso Técnico, sendo bem mais aprofundado, elaborado e completo.

Já comparado ao curso bacharelado (a graduação), o tecnólogo vai suprimir as teorias gerais, focando na formação específica – o que irá afetar a duração do curso, sendo menor que a do bacharelado.

Principais diferenças

A principal diferença é a carga horária de estudos, sendo o Tecnólogo uma versão “resumida” do que é aprendido no Ensino Superior (que em alguns cursos chega a ser a metade do tempo investido no curso nível Bacharelado).

Considerando a alta disputa no mercado de trabalho, entre um candidato que estudou 4 anos sobre uma determinada área de atuação e outro que estudou apenas 2, certamente o profissional de RH dará preferência para o primeiro se ambos atenderem igualmente os requisitos da vaga e faixa salarial.

Por que ainda há resistência na oferta de vagas para tecnólogo em administração no mercado

Primeiro – As instituições não se preocupa em fazer a divulgação do seu curso e o potencial profissional dos alunos para as empresas e muitas não sabem o que é o tecnólogo. Muitas vezes o tecnólogo nem sabe o que ele representa.

Segundo – Os conselhos profissionais, na sua maioria, é comandado por pessoas de formação plena que não tem nenhum interesse que o tecnólogo seja mais reconhecido e vire um concorrente, embora ambos sejam contribuintes dos conselhos de classe (no nosso caso, CRA).

CONCURSOS: O Tecnólogo em Administração e o bacharel em Administração nos Concursos

Alguns concursos públicos de nível superior para Administradores e outras carreiras restringem a participação a bacharéis e licenciados em administração.

Por isso, na hora de se inscrever para um concurso para administrador, é necessário conferir atentamente se existe alguma restrição no edital para graduações tecnológicas, justamente pelo fato delas poderem ser consideradas como cursos de curta duração.

É também no edital que estarão – ou deveriam estar – explicitados os detalhes das formações exigidas, uma vez que, como diz o próprio MEC, “o contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca.

Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso.

Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.”(Fonte: CNJ)

concursos - fonte G1
concursos – fonte G1

Veja aqui todos os concursos abertos para administradores ou na área administrativa em todo o país. Acesse aqui.

Qual a indicação do Ser Administrador?

O curso de tecnólogo em administração, cuja duração média é três anos, é interessante para o profissional que pretende acelerar seu ingresso no mercado ou promover mudança na carreira.

Os cursos de tecnólogos devem ser a opção de pessoa que já tem a experiência profissional, mas que precisam da titulação acadêmica.

Portanto, válido.

Você deve pensar também a longo prazo, ou seja, o que pretende fazer após a formação, pois não há problema cursar tecnólogo, é uma excelente escolha a depender do seu objetivo.

O problema, seja qual for sua escolha de curso, é fazer só ele e achar que está competitivo para o mercado de trabalho.

Apenas a graduação ou o tecnólogo em administração não representa um diferencial significativo para o mercado, é preciso adquirir outras competências através da busca por outras qualificações correlatas com sua área, além das habilidades interpessoais, network, habilidades sociais e técnicas. Há um conjunto que irá determinar o seu sucesso.

Após sua conclusão, pense na possibilidade de uma pós-graduação. Veja aqui as especializações para administradores mais valorizadas pelo mercado.

Mas qual decisão tomar? Não consigo me decidir.

Como o objetivo desse artigo é falar àqueles que estão em dúvida sobre qual caminho seguir, e sem muitos critérios, eu sugiro que se este é seu caso, encare o bacharelado, pois em vez de atuar na aplicabilidade das teorias, atuará no gerenciamento da aplicabilidade.

Você terá mais tempo para refletir em qual área quer atuar, ter a possibilidade de fazer estágios e se envolver com a vida acadêmica.

Sei que nessa decisão muitos pensam no aspecto financeiro, que estudando menos, gastam menos.

Mas nunca veja educação como gasto e sim, como investimento. Queira sempre o maior e melhor se estiver ao seu alcance, não economize esforços quando se tratar de seu crescimento.

Curso tecnólogo em administração ou bacharelado em administração?

Como ingressar nesses cursos?

Você pode ingressar através de:

Vestibular: diretamente nas universidades
Enem: O exame é usado como um vestibular nacional de uma série de universidades públicas. Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Sisu – Sistema de Seleção Unificada : plataforma eletrônica que disponibiliza vagas em universidades públicas para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio

Bolsas de estudo para Curso tecnólogo em administração ou bacharelado em administração e outros cursos.

Veja aqui como com seguir bolsas de estudos em todo o Brasil, em qualquer curso.

Espero que você tenha muito sucesso em suas escolhas.

Boa sorte!

clique aqui para acessar bolsas de estudo
clique aqui para acessar bolsas de estudo

4 Comentários


  1. Boa tarde , gostaria que vocês me tirassem uma dúvida eu me inscrevi num processo seletivo para fazer faculdade de administração bacharelado mas gostaria de saber se mesmo eu não tendo nenhum curso nessa área já do bacharelado se eu eu posso cursar a faculdade ?

    Responder

    1. OLá Kathleen, parabéns por sua decisão de investir na sua carreira!
      Olha, o único requisito para cursar o bacharelado em administração é você ter concluído o ensino médio. Então ta tudo certo! Boa sorte e não deixe de se inscrever nos nossos canais, olha aqui:
      Twitter: http://bit.ly/2pf7DWj

      Google Plus: http://bit.ly/2xfJIdS

      Instagram: http://bit.ly/2OxLSw0

      Youtube http://bit.ly/2oAl2bd

      LOJA DO ADMINISTRADOR https://ser-administrador.lojaintegrada.com.br

      Responder

      1. Edileuza, sabe me dizer se para o concurso da EsFCEx aceita tecnólogo em adm?

        Obrigado

        Responder

        1. Olá Wagner, essa informação vem em cada edital do concurso.Tem que olhar sempre, pois pode ser que num edital nao aceite, mas aceite no proximo. E se não aceitar, e você estiver mesmo focado nele, cabe recurso, impugnação do edital com auxilio de um advogado, para que considerem, mas tem que ser bem rápido. Outra dica é: Se nao tiver edital aberto, busque na web um edital anterior e veja oque esta escrito como requisito.

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*