12 áreas de especialização para quem cursou Administração.

Tempo de leitura: 16 minutos

12 áreas de especialização para quem cursou Administração: Quais as melhores especializações nas áreas da Administração? Qual escolher? Por que ?

Áreas de especialização para quem cursou Administração
Especialização para Administradores: Quais as áreas de especialização na Administração? Qual escolher? Por que ?

O mercado de trabalho não tem perdido tempo com profissionais que possuem apenas uma graduação e as empresas têm buscado cada vez mais pessoas capacitadas principalmente para graduados em administração.

Se esse é seu caso, você deveria conhecer as áreas de especialização na administração.

Há muitas possibilidades de especialização para graduados em Administração.

Você também pode ter dúvidas quanto à “ênfase” da faculdade de administração. Ao longo da década de 1990, as universidades diversificaram enormemente a oferta dos cursos de graduação em administração, com currículos voltados à gestão hoteleira, aos recursos humanos, à segurança empresarial, à controladoria e outras opções.

Na virada do século, no entanto, o mercado indicou que a formação generalista era mais interessante.

Assim, sugerimos que você curse uma graduação generalista (que não possuem restrições nos editais de concurso caso você deseje ser servidor público) e recorra ao aprofundamento do conhecimento em algum setor por meio da pós-graduação. Até lá, você terá bem mais clareza do que realmente deseja.

As oportunidades para os Administradores são muitas, tanto no setor público quanto no privado, pois se trata de um profissional que se encaixa em diversas áreas.

Naturalmente, há cidades onde as oportunidades são mais escassas e isso está ligado a situação econômica e quantidade de empresas sediadas na região.

Em termos salariais, as estatais costumam oferecer remunerações iniciais mais altas, embora em empresas multinacionais são boas as perspectivas de carreira.

A pós-graduação costuma vir depois de algum tempo de atuação profissional, na forma de uma especialização lato sensu.

Quer saber mais detalhes? Leia este artigo e descubra Áreas de especialização para quem cursou Administração

1. Gestão de Pessoas

A primeira indicação de especialização para quem cursou administração é  Gestão de pessoas. As grandes corporações entenderam a vantagem competitiva que existe em atrair novos talentos e reter aqueles que já estão na empresa.

O administrador especialista em Gestão de Pessoas tem a capacidade de agir estrategicamente na área de Recursos Humanos, lidando com situações complexas que se relacionam com essa área.

Por exemplo, ele tem conhecimento para diagnosticar limitações dos profissionais e, com isso, melhorar suas capacidades.

Essa especialização para Administradores, na área de Gestão de pessoas, aborda aspectos humanos no contexto organizacional, integrativo e de cooperação interna para melhoria de resultados, bem como estimula a compreensão de aspectos relacionados a empreendedorismo, líder coaching, trabalho em equipe, conflitos e negociação.

Desse modo, são mobilizados conceitos e práticas de diversas áreas de conhecimento, como Psicologia, Ciências Sociais e Administração, abordados de forma integrada e inserida no contexto da gestão de pessoas.

Para quem não pode investir em uma das 12 áreas de especialização para administradores ainda, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer. Clique aqui

2. Gestão de Negócios

O administrador com essa formação específica tem a habilidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, como os diversos setores da empresa se interagem.

Além disso, o aluno aprenderá a utilizar as ferramentas adequadas para verificar os aspectos externos e internos que impactam na gestão dos negócios. Irá, também, saber interpretar e criar novos indicadores que caracterizam o desempenho empresarial como um todo.

Estará apto a atuar em empresas de todos os portes, em diversas áreas da organização e em ramos como business, saúde, empreendedorismo, consultoria entre outros, utilizando as seguintes características:

-Desenvolver uma compreensão abrangente da concorrência e das forças que moldam a empresa em um palco global ou local.
-Avaliar oportunidades em mercados específicos no contexto de capacidades essenciais de sua empresa.
-Avaliar como o ambiente de negócios em um determinado mercado cria oportunidades de receita para sua empresa. Como colocar em ação os princípios empresariais que formam uma base sólida para a vantagem competitiva estratégica de curto, médio e longo prazo.

Podem fazer o curso aqueles que já possuem ou pretendem assumir cargos de posição estratégica em alguma corporação.

A especialização também é muito válido para empreendedores que buscam melhores práticas gerenciais para alavancar os seus negócios.

Para quem não pode investir na especialização ainda, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer. Clique aqui

3. Administração Pública

Essa especialização indicada para Administradores pretende formar administradores com claro entendimento sobre o papel do Estado na formulação de políticas públicas e na gestão de sua própria estrutura.

As disciplinas desse curso pretendem capacitar seus especialistas para a prática administrativa avançada nas organizações pertencentes ao Estado.

Ainda será possível conhecer os aspectos que aumentam a produtividade e a efetividade dessas organizações.

A especialização em Administração Pública também contém disciplinas que abordam questões éticas, sociais e ambientais que, de alguma forma, influenciam a sociedade brasileira.

Isso tudo para que o profissional saiba elaborar estudos científicos e técnicos que possibilitam melhorias na gestão pública.

Para quem não pode investir em umas das áreas de especialização para quem cursou Administração, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

4. Gestão em Marketing

Você quer entender melhor o cliente e bolar as melhores estratégias de se relacionar com ele? E ainda precisa saber como se articular melhor com as outras áreas da empresa para aplicar essas estratégias?

Então, deveria pensar em fazer uma especialização em Gestão de Marketing.

Esse curso tem o objetivo de capacitar o administrador para entender com mais exatidão as relações entre a área de marketing e os outros setores da corporação.

Vai ser possível identificar fatores internos e externos que pesam na hora de fazer um planejamento ou gestão.

O administrador que fizer essa especialização vai ter a possibilidade de atuar de forma estratégica na gestão de marketing. Em vez de entender somente esse processo de forma separada, o especialista terá condições de aprimorar habilidades para atuar em ações integradas.

Além do mais, esse profissional vai se capacitar para conseguir buscar informações do mercado e aplicá-las no processo de tomada de decisão.

A especialização de Marketing é para quem já atua na área ou gostaria de começar a trabalhar nela.

Para quem não pode investir na especialização ainda, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

5. Logística

Manter um estoque de suprimentos com segurança e melhorar a entrega de produtos são algumas necessidades que as empresas possuem.

Por isso, elas buscam profissionais qualificados na área de Logística. Se você gosta dos desafios desse ramo, por que não fazer essa especialização?

O administrador especialista em Logística tem um olhar aguçado para gerir a cadeia de suprimentos de uma empresa.

O profissional irá Desenvolver visão sistêmica da Cadeia de Suprimentos atuando na gestão de custos e na criação de valor para o cliente, através da gestão eficiente do fluxo logístico de materiais e de informações, gerando diferencial competitivo para as organizações.

O Administrador especializado em Logística irá Compreender as inter-relações existentes entre os elos que compõe uma Cadeia de Suprimentos; Empregar modelos, técnicas e ferramentas específicas na gestão eficiente de suprimentos; inventários, movimentação e transporte de materiais; Planejar ações de integração da Cadeia de Suprimentos; Desenvolver parcerias; Avaliar e propor ações que resultem na redução de custos ao longo da Cadeia de Suprimentos.

Se você deseja atualizar seu currículo mas não tem recursos para investir ainda, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

6. Finanças

Finanças também está diretamente ligada às áreas de especialização para quem cursou Administração.

O curso visa proporcionar uma formação sólida em finanças que permita ao profissional da área financeira dar soluções originais e teoricamente embasadas a problemas novos com que se deparam.

O profissional se habilitará a:

-Avaliar empresas e projetos, reconhecendo e precificando as opções reais existentes;
-Avaliar as oportunidades de fusão e aquisição;
-Desenhar estruturas de governança de empresas e conglomerados.Controlar os gastos com tributos e maximizar os lucros:

Todo administrador está preparado para enfrentar os desafios dessa área? Possivelmente o especialista em Finanças tem a formação mais adequada.

Nessa especialização, serão apresentados tópicos que irão Proporcionar uma formação sólida em finanças que permita ao profissional da área financeira dar soluções originais e teoricamente embasadas a problemas novos com que se deparam.

Também verá Gestão Tributária, Controladoria, Economia, entre outros relacionados à área financeira.

Ao fim do curso, o administrador tem uma visão mais analítica sobre o cenário econômico financeiro, além de obter as melhores ferramentas para a sobrevivência de momentos conturbados.

Se você deseja atualizar seu currículo mas não tem recursos para investir ainda, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

7. Gestão Estratégica

A especialização em Gestão Estratégica de Negócios é outra especialização para quem cursou administração, principalmente. Ela busca desenvolver uma visão global e integrada das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa.

Para isso, proporciona novas formas de pensar estrategicamente a organização, apresentando conceitos, métodos e importantes ferramentas administrativas, incentivando seus estudantes ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de projetos relevantes para as suas carreiras profissionais.

8. Gestão de Turismo e Hospitalidade

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor de turismo é responsável pela geração de 6% a 8% de empregos no mundo. Mas administrar um hotel ou um resort exige uma série de conjuntos de habilidades relacionadas a várias áreas, como em serviço de recepção, funções nos restaurantes, marketing, administração geral e gestão.

Essa especialização irá Possibilitar aos profissionais a atualização em relação aos conteúdos e métodos na Gestão de Turismo e Hospitalidade. O aluno será apto a apresentar técnicas que garantam a competitividade empresarial e a eficiência gerencial, e também aperfeiçoará as competências essenciais aos profissionais para que possam atuar efetivamente junto às organizações.

Abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer. As atividades compreendidas neste eixo referem-se ao lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia, todas integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais.

Se você deseja atualizar seu currículo mas não tem recursos para investir ainda, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

9. Gestão em Saúde

Essa é a nona opção de especialização para administradores.

Com o aumento do número de clínicas e hospitais, os cargos deixaram de ser ocupados somente por enfermeiros e médicos. Profissionais como são cada vez mais presentes nas instituições de saúde.

A especialização para Administradores sobre Gestão em Saúde trata de temas como: qualidade, custos crescentes, relacionamento dos Players do setor, permitindo os participantes ampliar o conhecimento sobre políticas públicas e sistema de saúde, além de refletir sobre novos modelos de gestão e inovação no setor.

Tem como objetivo especializar profissionais para atuarem na gestão de serviços de saúde públicos e privados, contribuindo para a melhoria e profissionalização da área.

Ele também possibilita que o gestor desenvolva uma visão estratégica dos serviços a partir de estudos sistemáticos e aprofundados da realidade administrativa do setor e de suas unidades produtivas.

Para quem não pode investir em umas das áreas de especialização para quem cursou Administração, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

10. Gestão do desenvolvimento de produtos inovadores

Ao passo que os mercados amadurecem, clientes e consumidores tornam-se mais exigentes, demandando produtos com níveis crescentes de sofisticação. A forma como as empresas gerenciam o conhecimento e o transformam em soluções criativas contribui decisivamente para a geração de valor para essas organizações e para a sociedade.

O curso de Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores tem por objetivo formar profissionais com visão de desenvolvimento de novos produtos, como instrumento de catalisação das mudanças do mundo contemporâneo e construção e manutenção de vantagens competitivas para as organizações.

A Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores vem ao encontro das necessidades mais atuais das organizações, apresentando e discutindo aspectos práticos e teóricos para aumentar o potencial criativo das equipes e viabilizar o desenvolvimento de novos produtos.

11. Comércio Exterior

Mesmo com a crise econômica e a alta do dólar, as empresas continuam importando produtos manufaturados de outros países, principalmente da China. Como consequência, a procura pelos profissionais de Comércio Exterior se mantenha estável.

O bacharel recém-formado em Administração costuma iniciar a carreira na área comercial, negociando preço, prazo e forma de pagamento e entrega. Ele é procurado para dar a uma organização condições de competir com outros vendedores, negociando melhor com os compradores estrangeiros.

Ou para comprar no exterior insumos e produtos acabados sob condições mais vantajosas. Já o tecnólogo é requisitado para atuar na área operacional, como no despacho aduaneiro.

As áreas de logística, legislação aduaneira, prática cambial, importação, marketing e negociação internacional são as que mais demandam profissionais.

Além de atuar em empresas privadas, é possível trabalhar, também, em agências e organismos internacionais e oferecer assessoria e consultoria a empresas de pequeno e médio porte. Entretanto, A maioria dos empregos encontra-se nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Esse curso é seu objetivo? Se você deseja atualizar seu currículo mas não tem recursos para investir ainda em umas das áreas de especialização para quem cursou Administração, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

12. Projetos

Projetos está fortemente ligado às áreas de especialização para quem cursou Administração. O curso é recomendado para profissionais, líderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações, e que demandem de sólidos conhecimentos de projetos.

É necessário que o candidato tenha, no mínimo, 04 anos de experiência profissional relevante.

O curso lhe fará desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.

Além disso:

Terá conhecimentos técnicos – para se tornar gestor líder, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalha, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

Irá relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.

Terá adquirido competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto e/ou programa, com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI (Project Management Institute): escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.

Esse curso é seu objetivo, seu foco ? não tem recursos para investir ainda em umas das áreas de especialização para quem cursou Administração, esta empresa oferece bolsas de estudo e financiamento do curso que você desejar fazer, seja graduação ou especialização, mestrado,etc. Clique aqui

E então, quais dessas especializações para administradores você decidiu cursar? Não se esqueça de assinar nossa newsletter para acompanhar outros assuntos interessantes, e de nos seguir em nossas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Instagram e Youtube

Diferença entre MBA, Pós Graduação e Especialização

Ficou em dúvida sobre essas terminologias e está confuso? Entenda a diferença entre cada um desses tipos aqui nesse artigo que preparamos pra você, clique aqui

Boa sorte !

Edileuza Alves

 

1 comentário


  1. Adm Edileuza, gostei muito do seu trabalho sobre a estruturação das várias áreas de atuação do profissional de Administração. Os cursos ministrados pelas faculdades são muito gerais. O seu texto detalha os campos aonde podemos atuar, facilitando a compreensão para a escolha do profissional. Sou Administrador há mais de 30 anos, atuei na Adm. Pública e hoje estou na iniciativa privada aonde uso as ferramentas de Administração em quase sua plenitude. Sempre pensei na simplificação das teorias para facilidade de quem está começando. Valeu, parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*