8 frases que sabotam sua imagem profissional e podem arruinar sua carreira.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Evitar palavras negativas e expressões de hesitação pode poupá-lo de problemas no trabalho e de construir uma imagem negativa que só vai tornar as coisas mais difíceis pra você.
shutterstock_335677604

A forma como você se relaciona e se comporta influencia a impressão que as pessoas tem de você. As palavras que você usa podem fazer a diferença entre ser o cara que resolve os problemas e ser o problema.
Ainda que não seja sua intenção, algumas frases ou palavras podem transformá-lo da pessoa que vê o problema na pessoa que é o problema.

No entanto, muitas vezes a comunicação está cheia de expressões de hesitação que atrapalham a mensagem, qualificadores como “tipo”, que diminuem a autoridade, e palavras negativas que são desencorajadoras e improdutivas. Vejamos os exemplos mais comuns:

1) “Não é o meu trabalho” : Ou seja, eu posso fazer, sei fazer, mas não quero, e também não farei pra ajudar. Essa á a impressão que você está dando, mas você pode por exemplo, mostra-se solícito e proativo utilizando a seguinte frase: “eu não entendo muito bem por que não é minha área,mas vou ver oque posso fazer ou quem pode te ajudar.

2) “Eu acho…

Essa é uma colocação totalmente desprovida de assertividade e credibilidade. Ao invés de dizer isso num momento de incerteza prefira dizer “eu acredito”, “penso” ou “penso que” etc. Vai além de apenas emprestar um certo ‘charme a frase’, atribui, também, ênfase de precisão na informação que sobrevirá.
Exemplo: “Penso que a nova campanha é audaciosa.”
Observe que a colocação se dá como afirmativa e precisa. Ou seja, não deixa o ouvinte ou leitor na dúvida. Agora, veja como a frase ganha um tom duidoso diante da conotação “eu acho.”
Exemplo: “Eu acho que a nova campanha é audaciosa.” . Notou a diferença?

Portanto, tente se policiar e elimine de vez o seu “acho” que, em verdade, não acha nada.
Eu, por exemplo, não acho nada nisso, apenas penso que nunca foi e jamais será adequado.

3) “Eu não sei” pode soar como má vontade, preguiça ou falta de . Em vez disso, diga “Vou me informar melhor a respeito e já te digo”, ou “ eu não estou sabendo, mas vou me informar a respeito” , “eu não fui informado, não ouvi nada a respeito, mas vou verificar isso”

4) “Não posso” Essa frase também sugere inflexibilidade e falta de vontade para resolver problemas. Em vez de negar diretamente, procure apontar o problema e sugerir soluções alternativas, ou pessoas que possam no seu lugar. Exemplo: “Neste momento estou terminando uma tarefa, mas acho que João pode te auxiliar”, ou “infelizmente tenho um compromisso nesse dia, mas posso adiantar tudo isso nos dias que antecedem”, “ mas posso resolver isso de outra forma”…etc

5) “Mas…” sempre negativa a frase que antecedeu esse “mas” e valida a frase seguinte.
Ótimas opções para suavizar a frase é usar o “e” em vez do “mas”.

6) “Isso não é uma boa ideia” Quando estiver diante de ideias ou sugestões embaraçosas ou inviáveis, antes de negar e levantar a barreira e dar a impressão que se opõe sem antes conhecer a fundo e dar chance ás ideias, utilize: “Como isso funcionaria?”, “fale mais a respeito”. Faça o máximo de perguntas possíveis pois muitas vezes as próprias respostas já mostrarão ao dono da ideia que talvez ela precise ser melhorada sem que você precise afirmar abertamente.

7) “Vou tentar” “O verbo ‘tentar’ é carregado de incerteza e de possibilidade de insucesso no que se propõe a fazer, é como se já fosse um prévio aviso. Se o seu chefe pede e você responde que tentará, pode deixá-lo em dúvida sobre a sua eficiência. Um exemplo alternativo: Se você sabe que dará seu maior empenho e tem estimativa de prazo, seja assertivo e diga: “Estará em seu e-mail às 17h”.

8) “Isso é impossível” ainda que seja impossível, essa frase atribui a sua pessoa a imagem de do contra, de pessimista, dependendo do assunto em pauta. Significa que você não tem vontade nem de tentar, e essa negatividade é infecciosa como um vírus dentro de uma organização. Uma alternativa mais sutil é falar: “Vamos procurar outros meios para resolver isso”.

-Edileuza Alves

Administradora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*