O que responder sobre hobbies numa entrevista de emprego em administração? O que significa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabia que o que você responde sobre o que você faz nas horas vagas é muito importante? Saiba como usar isso a seu favor !

O que responder sobre hobbies numa entrevista de emprego em administração?

Hobby é uma palavra inglesa frequentemente usada na língua portuguesa e significa passatempo, ou seja, uma atividade que é praticada por prazer nos tempos livres.

Um hobby não é uma ocupação a tempo inteiro, e tem como objetivo o relaxamento do praticante. Normalmente, a prática de um hobby não implica vantagem financeira para a pessoa em questão.

O conselho de profissionais de recrutamento é que você NÃO deveria incluir hobbies em seu currículo para não tomar tempo precioso dos recrutadores que naquele momento estão focados em outros aspectos para chamá-lo ou não para a entrevista.

Entretanto, quando perguntado durante uma entrevista os hobbies podem realmente destacar seu perfil de maneira positiva dependendo de sua resposta, por que quando um potencial empregador vê os hobbies de um candidato, isso lhe dá uma ideia de sua personalidade.

Empresas também tendem a gostar de ver que o candidato tem um hobby relacionado ao trabalho em questão, afirma Ana Recio, vice-presidente de recrutamento da empresa Salesforce, ao Business Insider.

Por exemplo, falar que gosta de leitura para uma vaga como revisora de uma Editora conta como um ponto positivo.

Falar que gosta de tocar um instrumento demonstra que você tem disciplina e usa uma outra parte do cérebro, pois para aprender é necessária muita dedicação e foco;

Falar que gosta de Yoga pode significar habilidade de se manter calmo e controlado;

Gostar de produzir vídeos pode ser um traço positivo para um profissional que está se candidatando a um cargo de produção ou planejamento de eventos, ou administrador de redes sociais;

Ter um blog pode ser muito agregador ao candidato que deseja atuar nas áreas de comunicação ou marketing…

Fazer trabalho voluntário demonstra que você quer contribuir com a sociedade demonstra uma característica positiva altruísta da tua personalidade;

Falar que gosta de cuidar de plantas, demonstra que se preocupa com o Meio ambiente, e empresa cujo foco é sustentável vê isso como positivo;

Fotografia, é um ótimo hobby para quem quer trabalhar em Marketing ou outros departamentos que usam a criatividade.

Tudo isso por que tendemos a desenvolver melhor aquilo que esta ligado às nossas paixões e habilidades pessoais.

Porém não vale mentir, não se sinta tentado em inventar hobbies para colocar na sua candidatura pois o contratante realmente pode estar interessado nas tuas habilidades que o teu hobby o permitiu desenvolver, poderá pedir fotos do teu trabalho, provas ou recomendação do teu supervisor do voluntariado, ou poderá ter o mesmo hobby que você, e ao tocar no assunto irá que você não curte tanto quando disse.

Considere que os recrutadores utilizam os hobbies para conhecê-lo melhor. Assim, ao dizer algo que não é verdade provavelmente o recrutador irá perceber que não foi sincero, o que irá eliminar a hipótese de conseguir o emprego pretendido.

Se tenho muitos hobbies, como saber qual devo falar?

Tente perceber se o seu hobby vai acrescentar algo à sua candidatura, isto é, se é relevante para a função a que se candidata. Pergunte-se sempre: porque é que isto seria interessante para o recrutador?

O meu hobby é fora do comum? Será que poderia ser um bom tema para iniciar a conversa na entrevista de emprego?

Se for caça de animais, por exemplo, isso pode estar no lado oposto dos valores da empresa, não convém dizer.

Se for surfar, pode estar alinhado com os valores de uma empresa do segmento de materiais ou projetos esportivos, não precisa estar necessariamente ligado á função.

Por exemplo, se gosta de tocar guitarra e se candidata a uma empresa discográfica, é provável que o empregador simpatize consigo mais facilmente, o que poderá ajudá-lo a conseguir o trabalho desejado.

O que responder sobre hobbies numa entrevista de emprego em administração?

O importante é não estar contra os valores da empresa e denotar “habilidades e tendências comportamentais” que agregarão a sua função, como os exemplos que citamos no inicio desse artigo.

Se o seu hobby estiver diretamente relacionado com a função a que se candidata, dê-lhe destaque, fale esse primeiro (pois talvez não dê tempo de falar todos, ou não caiba para escrever em algum formulário).

Os meus hobbies são andar de bicicleta, viajar, divulgar vagas voluntariamente aos que precisam, e escrever. Estou aprendendo a andar de patins, skate e também a mergulhar. Ah, também sou doida para aprender a tocar piano !

E os seus?

Conte aqui nos comentários quais são seus hobbies e o que você gosta de fazer !

O que responder sobre qualidades  e defeitos numa entrevista de emprego? Leia aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*