Como você quer ser visto nas redes sociais?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como você quer ser visto nas redes sociais? É crescente a percepção e compreensão de que os indivíduos são constituídos por vida profissional e pessoal (quase que indissociável) e o lado particular das pessoas também tem sido levado em consideração na hora de uma seleção ou promoção.

Como você quer ser visto nas redes sociais?

comovocequer_grande

As Redes Sociais tem sido cada vez mais usadas como fontes de informação para que as empresas conheçam candidatos como eles realmente são, avaliando suas outras qualidades e valores que possam estar disponíveis em sites de busca, sites, fóruns, para saber o que a pessoa fala, pensa, o que compartilha e onde o nome dela aparece.

Isso retrata seus valores e seus gostos. Portanto, há certas atitudes que devem ser evitadas como por exemplo:  postar fotos em festas com amigos e bebidas, escrever “como odeio trabalhar na segunda-feira”, “quero logo fim de semana”, “abusar nos posts em horário de expediente” participar de comunidades cujo nome seja: “ odeio meu chefe” e coisas do tipo.

Os rastros que você deixa na internet são difíceis de apagar, e como podemos ver, as ações no mundo digital têm consequências semelhantes às do mundo real em sua carreira e vida pessoal.

Nesse contexto, podemos afirmar que é praticamente impossível passar desapercebido pois quem você menos imagina está de olho em você.

Segundo Patricia Santos, palestrante e consultoria de RH, as indicações ainda são grande a grande fonte tanto para conseguir um emprego, como para conseguir um candidato.

Entretanto, essa falsa distância que o mundo virtual nos dá, no encoraja para dizer e fazer coisas que não faríamos se fosse pessoalmente.

Você mostraria uma foto sua para qualquer pessoa ou colocaria em qualquer lugar de sua casa ou de sua empresa? Você discutiria com alguém na frente de 500 pessoas?

Provavelmente você descartou todas essas hipóteses, mas é exatamente isso que temos visto nas redes sociais.

Como você quer ser visto nas redes sociais?

Já no âmbito profissional, quando você está na internet falando mal de sua empresa ou de seu chefe, quem pode garantir que no futuro não falaria o mesmo de outra?

E por que as pessoas vão querer indicar você ou te ajudar em novas oportunidades, sabendo que você é um profissional problemático?

É preciso lembrar que podem haver muitos profissionais, professores, futuros colegas de trabalho, head hunters, futuros chefes ou contratantes de olho em você.

E desses, quais te indicariam? Essa é a grande pergunta.

Se você não souber proteger sua própria privacidade provavelmente não saberá proteger a da empresa.

Até que ponto certas queixas, imagens e posts condizem e retratam a imagem que você gostaria de passar? Eles ajudam ou atrapalham?

É preciso buscar coerência entre seu comportamento, as coisas que comenta e publica com a imagem que você quer que as pessoas tenham de você.

Marketing Pessoal nas redes sociais

Você deseja ser visto como universitário, um baladeiro, um consultor, ou um torcedor fanático?

Tente priorizar o que é mais importante para você quando os papéis forem conflitantes com seu objetivo.

Seja menos narcisista, fale menos de você e exponha mais as coisas que pensa e o que considera importante.

Evite citar opiniões discriminatórias e piadas de mau gosto que podem vir de encontro com os valores das organizações onde atua ou atuaria no futuro, pois poderá estar passando uma imagem extremamente negativa.

De hoje em diante, use a internet a seu favor!

Edileuza Alves

clique aqui para acessar bolsas de estudo
clique aqui para acessar bolsas de estudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*