Funções do Administrador serão atualizadas pelo Ministério do Trabalho: A medida atende a um pedido feito pelo CFA, durante reunião com o Ministro.
Funções do Administrador serão atualizadas pelo Ministério do Trabalho.
Funções do Administrador serão atualizadas pelo Ministério do Trabalho, entenda como será:
O Ministério do Trabalho deve concluir até o fim deste ano um estudo técnico para atualizar as atividades dos profissionais de administração na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
A medida atende a um pedido feito pelo Conselho Federal de Administração (CFA), durante reunião com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, nesta quarta-feira (5 de Julho de 2017), na sede do Ministério, em Brasília.
“Precisamos criar condições e uma legislação específica, por meio da CBO, que possibilite o reconhecimento da importância do profissional administrador em todos os setores das administrações pública e privada”, afirmou o ministro.
Ronaldo Nogueira citou exemplos da importância da profissão do Administrador.
“Se tivéssemos uma atuação mais efetiva de administradores na gestão pública, não teríamos tantas obras inacabadas. Uma obra inacabada é um prejuízo ao erário, porque há um custo com a execução do projeto, com desapropriação, licenciamento, execução de primeira fase, e acabam sendo milhões de reais investidos em obras não concluídas”, salientou.
Um estudo preliminar, feito por técnicos do Ministério e do Conselho, aponta funções do Administrador que podem ser listadas na CBO para atualizar as ações dos administradores.
São funções do Administrador previstas na Lei 4.769, que dispõe sobre o exercício da profissão de administrador, mas que muitas vezes são exercidas por profissionais de outras categorias.
Funções do Administrador serão atualizadas pelo Ministério do Trabalho.
Funções do Administrador que serão atualizadas
Recursos Humanos – O Conselho aponta, entre outros casos, a administração hospitalar, as obras da construção e os setores de Recursos Humanos nas empresas.
“A área de RH é uma das que mais preocupam, entre outras em que profissionais estão atuando como administradores sem ter a formação específica para isso.
É preciso atualizar as atividades para que esses profissionais tenham a formação específica e suficiente para atuar nessas funções”, disse o diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Rogério Ramos.
Na reunião sobre as Funções do Administrador serão atualizadas, o ministro determinou que a equipe técnica da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) realize os estudos, em articulação permanente com o CFA, para viabilizar e adequar a proposta do Conselho à legislação.
Segundo Ronaldo Nogueira, a atualização das funções do Administrador terá impactos positivos para o país. “Antes da resposta para o CFA precisamos dar uma resposta ao Brasil, porque será bom para o país, será bom para o setor produtivo, que possamos ter uma eficiência muito maior na utilização dos recursos”, afirmou o ministro, que é formado em administração.
“Os recursos são escassos e as demandas, constantes. É necessário um planejamento adequado, e o administrador é formado para esse fim.”
Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Daniel Hirschmann
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449
Supervisão ASCOM
Jorn. Eliana Camejo
eliana.camejo@mte.gov.br
(61) 99213.1667
As 10 profissões do futuro na área administrativa
Como se dar bem numa entrevista de emprego em Administração (ou outras áreas).
O que responder sobre hobbies numa entrevista de emprego em administração? O que significa?
O que empresas esperam de você e que a faculdade não tem ensinado ?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.