Diferença entre MBA, Pós e Especialização. O que devo cursar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos buscam entender a diferença entre MBA, Pós e Especialização e ficam confusos quanto a seu significado e qual caminho escolher. Veja abaixo quais são as diferenças entre os termos e veja qual a melhor para você avançar na sua carreira.

Diferença entre MBA, Pós e Especialização. O que devo cursar?
Diferença entre MBA, Pós e Especialização. O que devo cursar?

As Diferenças entre MBA, Pós e Especialização.

 

Pós Graduação

Primeiramente, Pós-Graduação é tudo quem vem depois da Graduação. Seja ela, uma especialização, mestrado ou doutorado.

Stricto Sensu: Significa “em sentido limitado”, ou seja, essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado. Assim como no Lato Sensu, os alunos que desejam fazer um curso Stricto Sensu devem ter concluído uma graduação.

Normalmente, os alunos que optam por fazer um mestrado e um doutorado, são aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas ou atuando em projetos, pesquisas, etc.

Mas nada impede que o aluno faça um mestrado profissional, que é uma pós-graduação Stricto Sensu voltada para o mercado de trabalho.

No mestrado profissional, o aluno deve apresentar um trabalho, que pode ser uma monografia em forma de um estudo de caso ou um projeto a respeito de determinado tema.

O mestrado costuma ser realizado por aqueles alunos que desejam atuar como professores e é exigida do aluno a proficiência em outra língua, geralmente o inglês.

No término do curso o aluno deve preparar uma dissertação, que apresenta todo o estudo desenvolvido e defender os resultados e a motivação da linha de pesquisa escolhida.

O doutorado prepara alunos para atuar no campo de pesquisa, tornando o conhecimento em determinado assunto mais aprofundado.

Ao concluir o doutorado é necessário que haja a defesa de uma tese, esta defesa é mais aprofundada do que a defesa do mestrado, geralmente é proposto um tema novo, um estudo de algo ainda não abordado.

Os cursos de mestrado podem durar até 3 anos e o doutorado até 5 anos. Obviamente que dependendo da dedicação do aluno as matérias e créditos obrigatórios e o desenvolvimento da dissertação/tese estão diretamente relacionados no tempo total necessário.

Ao contrário do Lato Sensu, os alunos que se formam mestres ou doutores recebem um diploma ao invés de um certificado e os cursos são submetidos à aprovação e reconhecimento do Ministério da Educação.

Latu Sensu

Nada mais é do que chamamos de MBA, ou seja, que direciona para a especialização, o aperfeiçoamento em uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho.

MBA

MBA: É a sigla, em Inglês, para Master in Business Administration, ou, em Português, mestre em Administração de Negócios.

Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da Administração, ou seja, estuda-se Marketing, Finanças, RH, Contabilidade etc.

Comumente os alunos concluintes de um MBA se intitulam de Mestre, mas isso é um erro, pois o MBA apenas garante o titulo de especialista ou Latu Senso. Para se cursar um MBA o aluno tem que ser graduado e para a sua conclusão é obrigatório que seja criada uma monografia.

Diferenças entre MBA, Pós e Especialização ?

Mas então por que não chamamos MBA de Pós?

Porque o MBA se refere especialmente à área de Business, ou seja, de negócios e Gestão Empresarial.

É indicado para profissionais com pelo menos três anos de experiência profissional e com presença já consolidada na área, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter para acompanhar outros assuntos interessantes da sua área! Você também pode nos acompanhar em nossas redes sociais: Estamos presentes no Facebook, Instagram e Youtube

Até logo!

Edileuza Alves

Veja aqui as 12 melhores especializações na área de administração. Clique aqui. 

 

bolsas de estudo
bolsas de estudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*