Como ter experiência na área de Administração sem ser contratado.

Tempo de leitura: 7 minutos

Como ter experiência na área de Administração se não te dão oportunidade? Drama universal. E eis a solução pra sua carreira em administração.

Se inscreva em nosso canal: Clique aqui

Como conseguir experiência de trabalho na área de administração para currículo

Se você está em busca de um emprego e nunca trabalhou antes, confira essas dicas que podem ajudar você a conseguir um emprego sem ter experiência profissional.

Na faculdade de administração

Estagio em administração: o estágio lhe prepara na parte pratica das suas funções com possibilidade de efetivação
Empresa Junior: prepara pro mercado, e vantagem da competição / networking. A cada semestre. Nelas os estudantes têm a oportunidade de criar projetos e prestar serviços para micro e pequenas empresas, organizações não governamentais, startups e comunidades de empreendedores.

A principal vantagem de uma empresa júnior é ser administrada pelos próprios estudantes, sob a orientação de um professor — um diferencial importante que o dia a dia no mercado de trabalho não oferece.

Indicações de vagas na área de administração
Metade dos profissionais é contratada por indicação. Cultivar uma boa rede de contatos (networking) é a estratégia mais eficiente para obter emprego. É o que prova a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais, realizada pelo site de empregos Catho. O levantamento, que ouviu 53.622 pessoas de 1.677 municípios brasileiros, aponta que 52,4% dos entrevistados chegaram ao atual posto de trabalho por meio da indicação de amigos ou conhecidos.

Antes da candidatura, algumas empresas disponibilizam uma ficha para que você possa pedir indicação para essa vaga. Ela funciona de duas maneiras:
Você pode pedir somente para pessoas que já são colaboradoras da empresa que você está se candidatando;

Você pode pedir indicação para terceiros.

Em ambas você deverá informar o nome e e-mail da pessoa que irá lhe indicar. Ela receberá uma mensagem e poderá falar algo sobre seu trabalho. A resposta vai direto para a empresa.

Como ter experiência na área de Administração mesmo sem ter sido contratado.

No convívio pessoal, também funciona bem: Todos precisam de boas recomendações para conseguir um emprego. Por isso, é importante que você nunca quebre os laços de contato saudável com antigos chefes e colegas de trabalho.

Eles podem, por exemplo, te indicar um vaga que tomaram conhecimento, fornecer recomendações pessoais ou escrever depoimento no LinkedIn para seu perfil (sim, parece aquela antiga função do site Orkut, de deixar depoimentos , porém o teor dos depoimentos é profissional).

Familiares e amigos também são boas fontes pois podem te enviar vagas sempre que souberem, caso você peça e tenha bom relacionamento com eles. Não basta ser apenas aquele que só faz contato para pedir favores.

Networking
Entre em contato com a maior quantidade de pessoas possível. Por e-mail, por redes sociais ou conversas diretas.

Qualquer maneira pode ser eficiente para que você encontre uma oportunidade que pode ser ideal para sua experiência profissional, como falamos no tópico de indicações para vagas de trabalho.

“AS EMPRESAS QUEREM PROFISSIONAIS COM EXPERIÊNCIA VERSUS COMO VOU TER EXPERIÊNCIA SE NÃO TENHO OPORTUNIDADE PARA ADQUIRI-LA?”

Empreendedorismo para Administradores
Se você não encontrar um emprego temporário, você pode tentar criar seu próprio negócio. Muitas pessoas conseguem um maior desenvolvimento dessa forma. Por isso, tente. Pode ser a melhor opção para você.

Freelancer em Administração
Sem um emprego de período integral, trabalhar como freelancer é uma boa alternativa, principalmente em projetos temporários. Os horários são flexíveis e podem se ajustar a você de uma melhor forma caso sua agenda seja muito ocupada.

Exemplos: marketing mídias sociais, divulgação, cadastros, atendimentos, projetos, eventos, consultoria.

DICAS PARA ADQUIRIR EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO QUANDO NINGUÉM TE CONTRATA POR VOCÊ NÃO TER EXPERIÊNCIA.

Voluntariado

Trabalho voluntário também é uma boa alternativa para ganhar experiência enquanto você ainda não tem um emprego. Esse tipo de atividade também costuma fazer diferença no currículo para oportunidades futuras.

As empresas que não estão interessadas em pagar um estagiário,ou não precisam, estará o mais abertas a deixar você conviver e aprender com eles por um período.

Um trabalho voluntário pode explorar várias competências que são aplicáveis em vários postos de trabalho, e que você pode incluir no currículo ou na carta de apresentação.

Se ainda não tem experiência em administração e procura o primeiro emprego, o trabalho voluntário nas áreas da administração pode ser sua grande carta na manga nos processos seletivos.

Outro aspecto é que se o seu curriculum demonstra que esteve dois anos sem fazer nada, transmite uma imagem negativa.

Trainee de Administração

Trainee é o nome dado aos funcionários formandos ou já formados que entram em uma empresa para um processo que mescla atuação e treinamento.
É mais ou menos parecido com um estágio, mas o treinamento é bem mais intenso e a atuação do trainee é bem mais ampla, além de o processo todo ser parte de um projeto estruturado e não de um cargo específico. Todo o processo dura entre 3 e 5 anos.

No entanto, o processo e o objetivo de ser trainee ainda é bastante desconhecido para muitos estudantes e até mesmo para os próprios recém-formados.

Truques para conseguir emprego sem experiência na área de administração.

Crie uma conta gratuita no Linkedin

Tenha uma conta no Linkedin. É grátis ! Essa rede social não é nenhuma novidade.

Criada em 2003, a plataforma hoje em dia conta com mais de 300 milhões de usuários no mundo todo, que a utilizam como uma maneira de encontrar boas oportunidades de empregos e ampliar o networking em suas áreas de atuação.

O serviço também vem sendo cada vez mais aproveitado por empresas e recrutadores.

Para se ter uma ideia, das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking Fortune 100, 90 se voltam para o LinkedIn para descobrir talentos e encontrar futuras contratações. Além disso, 30% dos recrutadores reconhecem-no como uma das fontes mais importantes na hora de contratar uma pessoa.

Convencido de que sua próxima oportunidade de trabalho, estágio ou emprego pode estar no LinkedIn?

Então é necessário que fique claro que, por se tratar de uma rede social com objetivos estritamente profissionais, é preciso ter cuidado e zelo na hora de criar um perfil por lá. Confira algumas dicas preciosas para criar e administrar o seu! Clique aqui.

Outras opções de como conseguir emprego na área de Administração

CONCURSOS

Especialmente na área de Administração, há muitos concursos abertos.

Assim como para conseguir vaga de outra forma, requer dedicação e esforços. Então você pode escolher os concursos para administradores que mais lhe interessem, ver o que pede no edital e começar a estudar.

Outra opção é ir vendo quais concursos para administradores vão sendo abertos, e correndo atrás de aprender aquele conteúdo exigido no edital que você ainda não domina (disciplinas). Se aprovado em algum concurso na área de administração, estará empregado na sua área, com bom salário, e estabilidade na maioria dos cargos públicos.

Para ver concursos para administradores, clique aqui.

Se esse artigo foi útil pra você, deixe seu comentário ou seu like.

Não desista, lute. Tudo depende também de você.

Até a próxima !

Edileuza Alves

09 Modelos de currículos para todas as fases de sua carreira

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*