Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Carreira e Marketing Pessoal

O que recrutadores olham em seu perfil do Linkedin?

Edileuza Alves
Escrito por Edileuza Alves em 14 de setembro de 2017

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que recrutadores olham em seu perfil do Linkedin ? Descubra os 6 principais pontos analisados no linkedin, de acordo com os Headhunters.

Se inscreva em nosso canal: Clique aqui

O que recrutadores olham em seu perfil do Linkedin ?

O LinkedIn é uma ótima ferramenta aliada a sites de emprego como o Vagas.com e a seu próprio currículo.

Mas o que os recrutadores observam em seu perfil no LinkedIn? Listamos aqui os 6 principais pontos de acordo com uma pesquisa que realizei com colegas Headhunters.

Ser encontrado por um recrutador no LinkedIn pode lhe render o emprego dos seus sonhos.

Isso, devido também ao fato de muitas vagas (especialmente aquelas que irão substituir um profissional que ainda está empregado) não serem publicadas e headhunters precisarem trabalhar nos bastidores, para encontrar os potenciais candidatos.

Para chamar a atenção dos recrutadores, você precisa além de atender a todos (ou quase todos) os requisitos da vaga, possuir um CV ou perfil no LinkedIn bem escrito e organizado.

Aqui estão os seis aspectos que os recrutadores observam em seu perfil no LinkedIn:

Atuação Profissional (Headline)
Esta é a linha que vem logo abaixo do seu nome. Em geral a maioria dos profissionais insere o nome do último cargo. Os recrutadores utilizam esta linha para decidir se irão ou não clicar em seu perfil para visualizá-lo.

Ao atualizar seu Linkedin, Não coloque os termos “em busca de recolocação ou oportunidade” e “em transição de carreira” no seu perfil do Linkedin. Isso não agrega! Atualize seu perfil, deixe ele o mais atrativo possível.

Faça um resumo objetivo das suas atividades e coloque a função que você deseja atuar, suas chances aumentarão muito, jamais coloque outra coisa que não seja isso pois é através dessa palavra chave que os recrutadores te encontrarão, e que colegas identificarão você antes mesmo de analisar seu perfil na rede.

E lembre-se, recolocação não é função.

Como melhorar seu Headline: para ser encontrado com mais facilidade, não seja tão genérico e mencione a indústria em que você atua, por exemplo: Gerente de Contas, é um termo muito genérico, você terá muito mais chances de sucesso se colocar, “Profissional Sênior de Vendas – Setor Automotivo” ou ao invés de Gerente de Marketing, colocar “Profissional de Marketing – Bens de Consumo”.

Isso ajuda muito a ser visualizado e filtrado corretamente pelos recrutadores.

O que recrutadores olham em seu perfil do Linkedin ?

Resumo das qualificações no perfil do linkedin
Este campo é muito parecido com o Resumo das Qualificações em seu currículo (caso seu CV não tenha este campo, recomendamos criá-lo agora mesmo).Ele deve ser um apanhado geral de sua trajetória profissional. Escreva de forma atraente e sucinta.

Como melhorar seu Resumo: inclua seus principais pontos fortes e áreas em que você tem expertise. Veja o job description de algumas vagas que você tem real interesse e utilize os termos utilizados nelas em seu resumo também. Isso aumentará sua chance de ser encontrado.

Coloque as mais recentes no topo e depois as mais antigas.

Experiência
Recrutadores querem se certificar que você tem o conhecimento e experiência que eles precisam. Deixe sempre esta área atualizada e bem organizada – mesmo se você já estiver empregado.

Como melhorar este campo: procure listar os RESULTADOS OBTIDOS em sua carreira, ao invés de listas apenas as atividades relacionadas. São os resultados que irão fazer uma empresa desejar a sua contratação. Esta é uma ótima forma de se diferenciar de outros candidatos.

Conexões no Linkedin
Participe de grupos de discussões para ter mais contatos em sua área.

Foque na qualidade dos seus contatos e não apenas na quantidade. Quando verificar que existe uma vaga disponível de seu interesse dentro de uma empresa em que você possua um contato, envie uma mensagem para esta pessoa falando sobre seu interesse.

Recrutadores observam se você é bem relacionado.

O que recrutadores olham em seu perfil do Linkedin ?

Referências e recomendações no Linkedin
Quando estiver procurando um novo emprego, peça referências a antigos colegas (especialmente ex-chefes e colegas com maior nível de senioridade). Escreva recomendações também, isso gera mais força ao seu perfil.

Se você ainda não notou, existe a opção de acessar um perfil e clicar em “recomendações”.

Ali você relatará qual foi a ligação que teve com ele e sua opinião.Esse é uma oportunidade de ele te agradecer e também retribuir.

Foto no Linkedin
A maioria dos recrutadores não clica em perfis sem foto pelo simples fato de isso ser um indício que se tratam de perfis incompletos.

Recomendação para a foto: coloque uma foto em que o recrutador consigo visualizar você naquela posição que você busca. Por exemplo, se você quer uma vaga em um Banco de Investimentos, coloque uma foto social ao invés de uma foto de camiseta ou em uma situação de lazer.

Mantenha seu perfil no LinkedIn em “boa forma” com estas dicas para conseguir mais oportunidades de entrevistas e possivelmente um novo emprego.
Uma dica muito legal é um site que analisa sua foto do perfil do Linkedin. Basta você acessar o link e conectar seu perfil.

O site analisa a foto e indica as melhorias pra você.

Eu já analisei a minha foto!  Analise a sua também, e melhore suas chances e seu marketing pessoal: https://lnkd.in/eUqqHr4

Não se esqueça de deixar aqui sua dúvida ou comentário. Quer mais dicas? Acesse nosso facebook e veja na galeria de fotos as dicas sobre linkedin

Acesse também nossos modelos de currículos, totalmente GRÁTIS

Administração: Como aumentar suas chances de conseguir uma oportunidade de trabalho?

Boa sorte,

Edileuza Alves – Administradora

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.