Por que é essencial que você organize seus arquivos ?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

As novas tecnologias têm permitido que as empresas inovem, produzam e vendam cada vez mais, e assim como uma mesa ou ambiente bagunçado, um computador desorganizado também pode causar lentidão em nossa produtividade.

organize_grande

A fabricante de carros Audi fez isso quando encontrou um jeito de interagir com leitores de revistas digitais em iPad. Isso porque a marca, para divulgar novo R8, convidou o potencial consumidor a fotografar o carro usando o recurso screenshot. A ideia era mostrar o quão veloz é o novo veículo da marca e criar uma emoção no consumidor.

A fabricante de cosméticos Natura, por sua vez, usou o QR Code no anúncio de uma linha de maquiagem. O código direcionava o consumidor a um vídeo no YouTube em que um maquiador mostrava como usar o produto. Já o Submarino, em setembro de 2011, colocou painéis virtuais na sala de embarque do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com produtos como livros e eletrônicos, que podiam ser comprados com o celular.

Parece bobeira, mas já vi muitas decisões serem adiadas apenas porque os arquivos se perderam, deferimentos serem protelados por que informações passaram desapercebidas, sejam elas impressas, no sistema ou no email por falta de organização.

Então, independente de você produzir arquivos de texto, vídeo, áudio ou imagem, organize as pastas de forma coerente.

Se você trabalha em equipe, sente-se com os integrantes e definam juntos a melhor forma de organizar as pastas em rede com foco na atividade do setor e atividades empenhadas: se é por data, por ordem alfabética, por ordem hierárquica, enfim, combine a melhor forma com eles.

Lembre-se que selecionar a pasta correta para salvar um arquivo leva menos de um minuto, mesmo que seja um arquivo não compartilhado, organize até seus documentos pessoais. Já localizar um arquivo ou modelo de extrema utilidade no momento, podem levar muito mais tempo com a possibilidade de não encontrá-lo e acabar se prejudicando pela ausência dele.

E falando em carreira e comportamento organizacional, você… já passou por uma saia justa porque não lembrava onde tinha armazenado um arquivo? Conte aqui pra gente !
Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*