Reuniões eficazes, empresas produtivas e Administradores eficientes: uma relação bastante direta. Entenda como gerir essa reclamação universal no ambiente corporativo.
Reuniões eficazes, empresas produtivas e Administradores eficientes.
A quantidade de reuniões sem pauta, ou longas de mais são reclamações universais no ambiente corporativo.
Apesar disso, reuniões são recursos necessários e uma importante ferramenta de comunicação.
Uma reunião é um encontro de pessoas com a finalidade de alcançar um objetivo ou resultado pretendido. O grande problema é definir como, por quê e para quê será utilizado esse recurso.
Reuniões eficazes, empresas produtivas e Administradores eficientes
Mas então é possível alcançar e aumentar a eficiência e os resultados produzidos durante e após esses encontros? Sim ! Desde que sejam observados alguns pontos que garantem a eficácia das reuniões:
Objetivos da reunião
É Realmente necessário reunir toda a equipe? Essa é a primeira pergunta à se fazer.
O assunto poderia se resolvido através de uma ligação ou comunicado, ou realmente há assuntos a serem expostos e discutidos pessoalmente?
Muitas vezes, as reuniões são definidas por temas em cima de um tema, e não por assunto, embora pareça a mesma coisa e por isso haja essa confusão.
Exemplo: Uma reunião para definir “quando será realizado o curso” não é a mesma coisa que uma reunião “para definir o curso“.
A clareza na definição da pauta da reunião irá determinar as pessoas que deverão estar presentes e a meta a ser alcançada.
Reuniões eficazes, empresas produtivas e Administradores eficientes
Só convoque para a reunião quem realmente precisa estar presente
A lista de convocados requer certos cuidados. Se houverem pessoas que não estão ligadas diretamente ao assunto em pauta isso poderá atrasar a tomada de decisões, dispersar o assunto, além de gerar palpites e intromissões de profissionais em assuntos que não lhe dizem respeito diretamente.
Na maioria das vezes, convida-se participantes apenas para que fiquem informados sobre o assunto.
Porém, esse objetivo pode ser alcançado através da ata de reunião, segundo alguns especialistas em gestão do tempo.
A idéia é reunir somente os líderes, pessoas ligadas diretamente ao assunto em pauta e que podem participar da decisão.
Divulgue antecipadamente a pauta da reunião
Convocações para reuniões relâmpagos só devem acontecer se o assunto for realmente urgente.
Considere que reuniões demandam uma preparação prévia dos convocados, no sentido de encerrar suas tarefas, de resolver o que precisa ser resolvido no tempo que estarão ausentes.
Lembre também de providenciar relatórios, informações sobre o que será discutido e materiais pertinentes ao que será a pauta da reunião.
Sem preparo prévio a tendência é perder um tempo precioso que poderia ser utilizado indo direto ao cerne da questão.
Além disso, os participantes não saberão o que falar e o que discutir.
Se todo mundo que participa já chega sabendo o objetivo da reunião, será mais fácil sair da sala com um resultado.
Caso seja necessário, o objetivo geral pode ser dividido em tópicos e por partes envolvidas.
Reuniões eficazes, empresas produtivas
Respeite os horários.
O Século XX chegou a todo vapor, e com ele a globalização sinalizando a necessidade de mudanças, decisões e ações cada vez mais velozes.
Nesse contexto, onde cada segundo passou a ser valioso, ou como dizem: “time is money”, resolver tudo rapidamente e da forma mais eficiente tornou-se a prioridade número 1 nas empresas.
Eis a relação entre Reuniões eficazes, empresas produtivas e Administradores eficientes
A reunião deve ter hora para começar e para terminar e cada tópico deve ter estimativa de tempo de discussão, ainda que seja necessário ser estendido.
Essa pontualidade reforçará a mensagem de que horários devem ser respeitados na empresa e que há consciência de que enquanto se reúnem, há fluxo de trabalhos e demandas da empresa aguardando, e portanto, de cada participante.
Não há duração ideal, depende da quantidade de assuntos em pauta.
As reuniões em média duram no máximo duas horas. Mais que isso os participantes começarão, discretamente, a dispensar e fazer outras coisas como acessar e-mails, mexer no celular por baixo da mesa, enviar SMS, atender ligações ou até pensar em compromissos pessoais, tragados pelo tédio e pouca objetividade do encontro.
Dentro em pouco estarão presentes somente fisicamente pois o pensamento estará focado em qualquer coisa além da reunião.
Mesmo que sejam observados todos esses aspectos, sempre haverá ainda que em partes, a resistência dos colaboradores mais antigos que devido a experiências anteriores, vejam as reuniões como perda de tempo.
Por isso, foque nas causas e soluções do que for abordado e com tempo essa resistência irá se dissipar da cultura organizacional.
Plano de ação
De nada adianta uma reunião produtiva, objetiva, termos as soluções como as ações e as metas individuais de cada um se não houver registro das mesmas e continuidade para mensurar o que se alcançou do objetivo pretendido.
A ausência de soluções e definição dos próximos passos pode resultar em desengajamento e queixa constante entre os envolvidos mais comprometidos com resultados, dando a impressão de ter sido um tempo perdido, perdendo sua credibilidade.
O plano de ação é fundamental para fixar metas, objetivos a serem alcançados, e responsabilidades determinadas e datas para conclusão de forma que tenhamos no futuro dados para mensuração.
Dicas
As atas das reuniões costumam demorar de dois a três dias para serem distribuídas, o que pode fazer com que as decisões apresentadas não sejam reconhecidas pelos membros.
Designe uma secretária para fazer as anotações em um laptop durante a reunião, desta forma os participantes poderão ler o que foi anotado, opinar e fazer as correções necessárias na hora.
Reuniões eficazes, empresas produtivas e Administradores eficientes.
Reunião topless
A Matéria da repórter Jessica Guynn, do Los Angeles Time, republicada no jornal O Estado de S. Paulo, nos conta que no Vale do Silício, a CAPITAL DA TECNOLOGIA, cada vez mais um número maior de empresas está aderindo ao “topless”.
Trata-se da restrição do uso de Laptops, celulares, ipads, tablets ou qualquer outro aparelho do tipo que possa ser usado como acesso à informação on line durante as reuniões de trabalho. Todos deixam seus aparelhos na entrada da sala, e os retiram na saída.
Daí o nome de “Reunião topless”, isto é “sem tops”.
E você, o que acha dessa tendência ?
Lição da greve de caminhoneiros para os Administradores.
O cliente tratou mal o funcionário. O que fazer ?
O funcionário é bom, mas maltrata o cliente. O que eu faço?
O risco de só contratar pessoas super qualificadas.
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