Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Comportamento Organizacional

O risco de só contratar pessoas super qualificadas.

Edileuza Alves
Escrito por Edileuza Alves em 22 de novembro de 2017

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O risco de só contratar pessoas super qualificadas: Em uma empresa na qual trabalhei, nós caímos na armadilha de contratar pessoas “super qualificadas”.

Devido a isso, as conversas ficaram de tão alto nível que um visitante desavisado que chegasse de repente confundiria nossa salinha do café com o auditório da FGV.

O risco de só contratar pessoas super qualificadas

Admito, avaliamos errado e desproporcionalmente aos requisitos das funções!

Contratamos indivíduos que sofriam do efeito “Dunning-Kruger“, o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.

Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.

Lamentavelmente, possuir um titulo, seja de uma universidade nacional ou estrangeira reconhecida, não configura nenhuma garantia de conhecimento.

Existem hoje muitos profissionais de palco como diz Felipe Machado, que são bons para apresentações, emocionam e cativam o público, mas que em muitos casos não teriam conteúdo a agregar além de frases de efeito e idéias vazias.

“Só sei que nada sei” disse Sócrates.

Numa sociedade onde a aparência se valoriza mais do que o conteúdo, o Gestor, Administrador ou Empreendedor pode terminar contratando ou seguindo os conselhos de um suposto especialista “incompetente” que aparenta saber muito, e tomando decisões erradas.

E por fim, chegando a resultados catastróficos.

Uma das qualidades mais importantes de um profissional atualmente, é “aprender a aprender”.

E isso, só se consegue com humildade, aprendendo a escutar e desafiando-se a cada dia, num compromisso de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.

Até a próxima !

Edileuza Alves – Administradora

 

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.