O impacto de um chefe tirano em sua equipe e nas corporações.

Tempo de leitura: 2 minutos

O impacto de um chefe tirano em sua equipe e nas corporações: Gestão pode ter um início, mas certamente não tem um fim. Diante de funcionário talentoso, cabe a você continuar buscando áreas em que ele possa melhorar e expandir suas habilidades.

O impacto de um chefe tirano em sua equipe e nas corporações.

Certa vez, eu estava entrevistando um candidato para uma posição sênior…

O candidato estava trabalhando há um bom tempo, para uma empresa multinacional bem conhecida de nós, construindo uma bela carreira, com grande potencial para assumir uma posição de gestão no curto prazo.

Então, perguntei:
Eu: Você tem uma bela história em sua empresa atual. O que te faz querer mudar?

Candidato: De fato, cresci bastante rápido, porém eu sei a que custo. Mas… (deu uma pausa) eu quero conhecer novos modelos de gestão.
Insisti na pergunta:

– Mas me parece que você tem uma boa relação com seu superior, que demonstra te reconhecer como ótimo profissional?

Candidato: Quer saber mesmo? Eu passei todo este tempo trabalhando com uma pessoa que carrega um chicote e trata a equipe como escravos.

Não quero mais isso pra mim, etc. Aquela entrevista marcou minha carreira e foi onde eu tive ainda mais certeza que o meu caminho era, e continua sendo o correto: TRATAR GENTE COMO GENTE. Na prática, considerar o impacto de um chefe tirano em sua equipe e no comportamento organizacional.

Alerta: Nunca julgue pessoas por um pedaço de papel. Habitue-se a perguntar e escutar numa entrevista. É assim que você constrói um bom time e aprende com eles.

E no dia a dia, observe as relações entre seus lideres e liderados, pois as atitudes de maus gestores podem ter um preço de pedágio significativo.
Um mau chefe, ou chefe tirano pode causar estresse ao empregado, moral baixo, raiva e problemas de saúde em longo prazo.

E todos, por sua vez, podem custar à empresa seja em faltas constantes, aumento da rotatividade, baixa produtividade e até afastamento por depressão, assédio.

O impacto de um chefe tirano em sua equipe e nas corporações.

Os funcionários mais talentosos querem feedback – mais do que os menos talentosos, e é seu trabalho manter isso em progresso.

Se você não fizer isso, seus melhores profissionais se tornarão entediadas e complacentes e serão, no futuro, melhores profissionais em outra empresa, não na sua.

O impacto de um chefe tirano em sua equipe e nas corporações.

Podemos ainda perceber algumas miopias corporativas: Um em cada quatro líderes entrevistados relatam que não estavam prontos para liderar pessoas quando foram posicionados como gestores, de acordo com estudo de 2011 da Career Builder.

Não só nomeações equivocadas contribuem para o cenário, mas há outro fator: 58% dos gerentes disseram que não receberam nenhum tipo de treinamento para gestão ou liderança.

Que outros erros fazem com que grandes funcionários peçam demissão? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo, enquanto aprendo tanto com você, quanto você comigo.

Até logo!

Edileuza Alves

 Administradora 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*